Mostrando postagens com marcador Silas Borges. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Silas Borges. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

Os Trabalhadores da Educação do Município de Nova Brasilândia, se reuniram na última sexta feira (26/02/2010) em frente a SEMECE - Secretaria Municipal de Educação em protesto ao desrespeito do poder executivo, representado pelo prefeito em exercício, Silas Borges. A discussão em torno de melhorias de condições mínimas inerentes à Educação Municipal e a aprovação de um Plano de Carreira digno e condizente com a categoria vem sendo palco de muita luta por parte do Sintero - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia, representado, em Nova Brasilândia, pelo Professor Emerson. Um PCCS foi apresentado aos poderes executivo e legislativo do Município para apreciação, votação e aprovação. Em dezembro passado, na ausência dos representantes do Servidores municipais, o Prefeito Silas Borges reúne em Sessão Extraordinária (segundo fonte segura, as escondidas) e com a votação de sete dos nove Edis aprovaram um Plano de Carreira com vários artigos negativos aos servidores. Os dois vereadores que se opuseram a essa manobra política foram Edvaldo da 09 (PT) e Ana Paula (PSDC) que não se encontrava em Nova Brasilândia por força maior e não fora informada da sessão da Casa de Leis da qual faz parte. Essas atitudes vem indignando a população que fica nos comércios, praças e casas comentando sobre o assunto.
O Sindicato vem tentando encontrar-se com o prefeito Silas Borges e o mesmo tem se mostrado resistente a um acordo. Em dois encontros onde estiveram frente a frente, o Professor Emerson e o prefeito Silas Borges, os nervos estiveram a flor da pele! No primeiro encontro, na Câmara de vereadores, o prefeito mostrou-se nervoso e inseguro diante das colocações feitas pelo Professor Emerson. Em alguns momentos, isso ficou bem nítido, pois o chefe do executivo chegou a gritar e desrespeitar o professor.


A revolta maior dos servidores municipais veio depois do encontro entre o Sindicato e o executivo na Vitória Régia FM 88,5 na última quinta-feira (25/02). Convidado a participar do programa "Palavra Aberta" apresentado pelo radialista Jarmênio, o Professor Emerson e outros professores representantes da categoria, chegaram na rádio e se reuniram com o diretor Daniel Sena que propusera normas de participação limitadas aos servidores e com ampla abertura de participação pelo executivo municipal que já se encontrava na rádio e participava do programa. O Prefeito Silas Borges aproveita o momento de ausência dos servidores no recinto do programa para atacar os servidores de "covardes", numa atitude amadora e descabível de afronta ao Sindicato com frases totalmente incoerentes a situação. Nesse contratempo, os servidores resolvem entrar e participar do programa e debater com o prefeito. Mais uma vez, Silas Borges se mostra inseguro, despreparado, sem nenhuma posição para oferecer e amenizar a situação. Os ânimos afloraram, de fato, quando, numa atitude ditadora e desrespeitosa, chama os professores de "Vândalos e baderneiros". Em um certo momento da discussão (na rádio, com a população b rasilandense ouvindo) ele chegou a ameaçar os professores que se paralisassem, a prefeitura iria descontar o dia de trabalho nos salários. Ora, caros leitores, mal sabe o prefeito que isso é a coisa mais normal do mundo! Ele desconta agora e reponhe depois. Elementar meu caro Prefeito! Outro esquecimento do chefe do executivo é que paralisação, greve, mobilização são atitudes de direito dos trabalhadores. Ele esquece, também, que se isso está acontecendo pela primeira vez em Nova Brasilândia d'Oeste, o único responsável por isso é ele mesmo!



O Sintero convida todos os servidores municipais a estar atentos! Essa paralisação é o início de uma grande luta. A semana de 01 a 05 de março é o prazo dado pelo sindicato ao executivo municipal para uma negociação. Caso isso não aconteça, a greve estará decretada a partir do dia 08 de março de 2010, por tempo indeterminado.
Vamos torcer para que um acordo entre Prefeitura e Trabalhadores possa ocorrer. Os pais, também, devem estar atentos e apoiando os professores, pois são eles que educam vossos filhos. Para que uma boa educação seja dada a vossos filhos, é necessário melhorias de salários dos servidores, infraestrutura nas escolas, cursos de capacitação, material didático, uma boa equipe pedagógica, entre outros pontos essenciais.