sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Aluna de Rondônia embarca para os Estados Unidos


Depois de meses de preparação e expectativa, a aluna Andressa Michelucci, 16 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ricardo Cantanhede, de Ariquemes, embarca nesta sexta-feira, juntamente com outros 34 jovens brasileiros, para os Estados Unidos, onde vão participar do programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos EUA no Brasil.

Professor Paschoal Aguiar e aluna Andressa Michelluci: rumo aos EUA
Eles foram selecionados entre mais de 3 mil estudantes da rede pública de ensino, têm perfil de liderança e sem ajuda financeira, não teriam como viajar para o exterior para participar de um intercâmbio cultural.

Os jovens que participam da sétima edição do programa têm entre 15 e 18 anos e representam todos os estados brasileiros. Eles passarão duas semanas nos EUA, com todas as despesas pagas, e terão a oportunidade de conhecer uma nova cultura, aperfeiçoar o inglês e mostrar um pouco do Brasil para os americanos. Os estudantes brasileiros visitarão a capital, Washington, e outras cidades nos estados de Oklahoma, Carolina do Norte, Ohio, Montana e Washington. Nestas cidades, ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas voluntárias e participarão do dia-a-dia de uma escola de ensino médio (high school). Em Washington D.C, conhecerão museus, atrações turísticas e conversarão com representantes do governo norte-americano.

Criado pela Embaixada dos EUA em 2002, o programa Jovens Embaixadores já beneficiou 142 jovens brasileiros. O programa conta com o apoio das organizações World Learning Visitor Exchange Program, que monta toda a agenda do programa e seleciona as famílias que hospedam os estudantes nos EUA. No Brasil, os parceiros da embaixada americana para este projeto são o Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Ministério da Educação e a Coligação de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, Merck Sharp & Dohme, Continental Airlines, Dow Brasil S.A., Microsoft e Carlson Wagonlit Travel e as Câmaras Americanas de Comércio em São Paulo e no Rio de Janeiro.

‘’Vou falar sobre as riquezas de Rondônia, do potencial que a região Norte do Brasil possui, da geração de energia e da constatação de que não são mais as grandes metrópoles saturadas que podem trazer benefícios a nossa sociedade. Vou falar do Brasil como um todo, uma grande potência que vem emergindo, disputando postos cada vez melhores dentro da economia globalizada e que tem muita coisa boa a oferecer ao mundo”, adiantou Andressa, que já está em São Paulo desde a última quarta-feira (7).

O adjunto da Seduc, professor Pascoal de Aguiar, destacou a importância da participação da aluna do Estado neste programa de intercâmbio com o chamado primeiro mundo, e elogiou a desenvoltura de Andressa, que sonha em ser presidente do Brasil.


Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação

Nenhum comentário: