domingo, 28 de fevereiro de 2010

PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS

Os Trabalhadores da Educação do Município de Nova Brasilândia, se reuniram na última sexta feira (26/02/2010) em frente a SEMECE - Secretaria Municipal de Educação em protesto ao desrespeito do poder executivo, representado pelo prefeito em exercício, Silas Borges. A discussão em torno de melhorias de condições mínimas inerentes à Educação Municipal e a aprovação de um Plano de Carreira digno e condizente com a categoria vem sendo palco de muita luta por parte do Sintero - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia, representado, em Nova Brasilândia, pelo Professor Emerson. Um PCCS foi apresentado aos poderes executivo e legislativo do Município para apreciação, votação e aprovação. Em dezembro passado, na ausência dos representantes do Servidores municipais, o Prefeito Silas Borges reúne em Sessão Extraordinária (segundo fonte segura, as escondidas) e com a votação de sete dos nove Edis aprovaram um Plano de Carreira com vários artigos negativos aos servidores. Os dois vereadores que se opuseram a essa manobra política foram Edvaldo da 09 (PT) e Ana Paula (PSDC) que não se encontrava em Nova Brasilândia por força maior e não fora informada da sessão da Casa de Leis da qual faz parte. Essas atitudes vem indignando a população que fica nos comércios, praças e casas comentando sobre o assunto.
O Sindicato vem tentando encontrar-se com o prefeito Silas Borges e o mesmo tem se mostrado resistente a um acordo. Em dois encontros onde estiveram frente a frente, o Professor Emerson e o prefeito Silas Borges, os nervos estiveram a flor da pele! No primeiro encontro, na Câmara de vereadores, o prefeito mostrou-se nervoso e inseguro diante das colocações feitas pelo Professor Emerson. Em alguns momentos, isso ficou bem nítido, pois o chefe do executivo chegou a gritar e desrespeitar o professor.


A revolta maior dos servidores municipais veio depois do encontro entre o Sindicato e o executivo na Vitória Régia FM 88,5 na última quinta-feira (25/02). Convidado a participar do programa "Palavra Aberta" apresentado pelo radialista Jarmênio, o Professor Emerson e outros professores representantes da categoria, chegaram na rádio e se reuniram com o diretor Daniel Sena que propusera normas de participação limitadas aos servidores e com ampla abertura de participação pelo executivo municipal que já se encontrava na rádio e participava do programa. O Prefeito Silas Borges aproveita o momento de ausência dos servidores no recinto do programa para atacar os servidores de "covardes", numa atitude amadora e descabível de afronta ao Sindicato com frases totalmente incoerentes a situação. Nesse contratempo, os servidores resolvem entrar e participar do programa e debater com o prefeito. Mais uma vez, Silas Borges se mostra inseguro, despreparado, sem nenhuma posição para oferecer e amenizar a situação. Os ânimos afloraram, de fato, quando, numa atitude ditadora e desrespeitosa, chama os professores de "Vândalos e baderneiros". Em um certo momento da discussão (na rádio, com a população b rasilandense ouvindo) ele chegou a ameaçar os professores que se paralisassem, a prefeitura iria descontar o dia de trabalho nos salários. Ora, caros leitores, mal sabe o prefeito que isso é a coisa mais normal do mundo! Ele desconta agora e reponhe depois. Elementar meu caro Prefeito! Outro esquecimento do chefe do executivo é que paralisação, greve, mobilização são atitudes de direito dos trabalhadores. Ele esquece, também, que se isso está acontecendo pela primeira vez em Nova Brasilândia d'Oeste, o único responsável por isso é ele mesmo!



O Sintero convida todos os servidores municipais a estar atentos! Essa paralisação é o início de uma grande luta. A semana de 01 a 05 de março é o prazo dado pelo sindicato ao executivo municipal para uma negociação. Caso isso não aconteça, a greve estará decretada a partir do dia 08 de março de 2010, por tempo indeterminado.
Vamos torcer para que um acordo entre Prefeitura e Trabalhadores possa ocorrer. Os pais, também, devem estar atentos e apoiando os professores, pois são eles que educam vossos filhos. Para que uma boa educação seja dada a vossos filhos, é necessário melhorias de salários dos servidores, infraestrutura nas escolas, cursos de capacitação, material didático, uma boa equipe pedagógica, entre outros pontos essenciais.


Nenhum comentário: