quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AMBIENTES INTERATIVOS

Os ambientes interativos podem auxiliar a aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos educacionais, a partir do momento em que o professor entender o que é “digital”. A partir daí, ele vai entender que o digital é prático, prazeroso e divertido e que é um recurso fantástico articulado ao currículo escolar. Os alunos podem se organizar para realizarem trabalhos em grupo para discutirem os conteúdos a serem pesquisados e desenvolvidos, no laboratório de informática, por exemplo, e usarem o MSN, Orkut, facebook, twitter. Debates on line podem ser criados. O professor atua como mediador e enriquece todo processo de ensino e de aprendizagem. A velocidade na composição e na transmissão dos diálogos, das idéias, das novas descobertas realizadas durante o desenvolvimento dos trabalhos, faz com que as informações circulem muito rápidas. As possibilidades de responder ou encaminhar para outras pessoas (feedback), a linguagem formal ou informal, a interação entre professor e aluno, o uso de recursos sonoros e visuais, os diferentes papéis dados, antecipadamente aos participantes e o tempo delimitado antecipadamente, também, auxiliam o trabalho do professor e aumenta o interesse dos alunos em estarem envolvidos.

Acredito que todas as áreas do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias podem ser trabalhadas com ferramentas virtuais. Não há conteúdos mais ou menos adequados para os ambientes interativos. Como dito antes, tudo depende da afinidade que o professor tem com a mídia virtual e de um bom planejamento por ele elaborado. O twitter, os sites participativos (TV escola, por exemplo), o orkut, o Blog são excelentes recursos que podem ser articulados ao currículo escolar e propiciar aos educandos aulas agradáveis.

Para organizar as atividades e as relações de forma a evitar a dispersão da atenção,uma vez que existem muitos estímulos paralelos quando nos inserimos em um ambiente interativo, requer do professor uma definição de regras de utilização e funcionamento próprios para alcançar seus objetivos educacionais: tempo de duração, tipo de atividade, natureza do conteúdo e esclarecimento de dúvidas, distribuição de papéis para cada um dos envolvidos na proposta de trabalho a ser desenvolvida no ambiente escolar. É necessário dar um tratamento adequado a emissão e a recepção daquilo que é proposto. Um ambiente interativo não pode ser unidirecional. Ele tem que ser multidirecional. É um processo comunicacional. Dessa forma, um cronograma bem definido que inclua, indispensavelmente, a participação do aprendiz,propiciará um ensino e uma aprendizagem construídos de forma colaborativa.

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