quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Candidatos já podem conferir gabarito do exame de certificação de jovens e adultos

Estão liberados para consulta pela internet os gabaritos oficiais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2008. As provas foram aplicadas no sábado, dia 13, e no domingo, 14.
A divulgação dos gabaritos ocorreu apenas nesta quinta-feira, 18, porque foram realizadas provas em presídios da região Sul após a data oficial do exame. “Como o Encceja não é um exame classificatório, nenhum participante será prejudicado pelo fato de terem sido aplicadas provas após a data prevista”, explicou o diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Heliton Tavares Ribeiro.
Os participantes do exame devem ficar atentos às médias de desempenho. O Encceja é estruturado com base na teoria de resposta ao item (TRI). Ou seja, as notas não seguem o padrão tradicional, no qual o número de acertos corresponde à nota final. Por meio da metodologia adotada pelo Encceja, os resultados são estruturados numa escala de proeficiência que, nessa edição, variou de 60 a 180. O nível 100 dessa escala foi tecnicamente sugerido às redes de ensino como ponto indicativo de que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.
As médias finais obtidas pelos participantes em cada uma das áreas avaliadas nos ensinos fundamental e médio serão divulgadas a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2009. Os resultados serão divulgados na página eletrônica do Inep, por meio de sistema de consulta. Para ter acesso às informações, o participante deve utilizar o número de inscrição. Além disso, quem prestou o exame receberá, pelos Correios, o boletim individual de desempenho no endereço indicado no ato de inscrição.
Na edição 2008, o Encceja teve aproximadamente 780 mil inscritos — 60% para o ensino médio e 40% para o fundamental. As provas foram aplicadas em 2,3 mil unidades educacionais de aproximadamente 800 municípios. As certificações serão feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderiram ao exame. Elas são responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com total autonomia para proceder às certificações.
Os gabaritos podem ser consultados na página eletrônica do Inep: www.encceja.inep.gov.br

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Institutos federais viram realidade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sanciona na segunda-feira, dia 29, a lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país. A medida significa uma nova realidade para os jovens brasileiros. Com os institutos, presentes em todos os estados, aumenta o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.
Criados a partir da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades, os institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 311. No mesmo período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil.
Os institutos vão oferecer metade das vagas ao ensino médio integrado ao profissional, para dar ao jovem uma possibilidade de formação já nessa etapa do ensino. Na educação superior, haverá destaque para os cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos (30% das vagas). Outros 20% serão reservados a licenciaturas em ciências da natureza — o Brasil apresenta grande déficit de professores em física, química, matemática e biologia. Ainda serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.
Pesquisa — Os institutos terão forte inserção na área de pesquisa e extensão para estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estender os benefícios à comunidade. Eles terão autonomia, nos limites da área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos e para registrar os diplomas. Ainda exercerão o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais. Cada instituto é organizado em estrutura com vários campi e proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria.
“Estamos oferecendo ao país um novo modelo de instituição de educação profissional e tecnológica, aproveitando o potencial da rede existente. Os institutos responderão de forma mais ágil e eficaz às demandas crescentes por formação de recursos humanos, difusão de conhecimentos científicos e suporte aos arranjos produtivos locais”, diz Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Os institutos integram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Assessoria de Imprensa da Setec

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

NATAL

É tempo de alegria!
É tempo de paz!
É tempo de pessoas se reconciliarem!
É tempo de grandes realizações!
É tempo da família se reunir.
É tempo de festas!
É tempo de reflexão!
É tempo de planejamento, estratégias e metas!
É tempo de esperança; esperança de um novo ano que se aproxima.
É tempo de felicitações!
É tempo de amar e ser amado.

Que o espírito natalino possa preencher nossos corações de paz, amor, alegria e felicidades!
Que a Luz do Espírito Santo de Deus encha nossos lares de bençãos.
Feliz Natal a todos!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Alunos terão livros de inglês e espanhol

A partir de 2011, os alunos da rede pública dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) receberão livros didáticos de língua estrangeira (inglês e espanhol). A pré-inscrição das coleções e o cadastramento dos titulares de direito autoral junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela compra das obras, vai de 12 de janeiro a 27 de março de 2009.
“É a primeira vez que vamos enviar livros de língua estrangeira para os alunos”, lembra Sônia Schwartz, coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, observando que já haviam sido distribuídos, anteriormente, livros de suporte para que os professores do ensino médio melhorassem o processo de aprendizagem em sala de aula. “Agora, distribuiremos para todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e deveremos ampliar o atendimento para o ensino médio em 2012”, afirma.
Pronúncia – Cada obra de língua estrangeira será acompanhada de um CD: “Ele é essencial para ensinar a pronúncia do inglês ou do espanhol”, explica Sônia. Segundo ela, diversamente dos outros componentes curriculares, em que os livros devem ser utilizados por três anos consecutivos, os exemplares de língua estrangeira serão consumíveis: “O aluno vai poder escrever nele, já que será para seu uso exclusivo.”
O edital do PNLD 2011 já está disponível no sítio eletrônico do FNDE. O prazo para a entrega das coleções, que abrangem livros de ciências, história, geografia, português e matemática, vai de 13 a 17 de abril de 2009. Depois disso, as obras serão avaliadas quanto às especificações técnicas e de conteúdo. Em 2010, virá a fase da escolha, em que diretores e professores selecionam os livros mais adaptados ao currículo da escola.
Amplitude – Atualmente, os programas do livro didático beneficiam 31 milhões de estudantes do ensino fundamental e 7 milhões do ensino médio. Em 2008, o FNDE adquiriu 103 milhões de exemplares para distribuí-los a alunos da rede pública de todo o país, com investimento de R$ 719 milhões para a compra, sem contar o valor pago aos Correios para a distribuição. A entrega dos exemplares nas escolas começou em outubro e deve terminar até o fim de janeiro próximo.
()Assessoria de Comunicação Social do FNDE

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

LEITOR

Foi através do blog de Silva Júnior que descobrí que você também é blogueiro, e estou aqui fazendo uma visita na sua página. E desde já agradeço suas participações nos programas da FM Liberdade(104,9), é um prazer ter você como ouvinte. Quem sempre fica sorridente com suas participações é Renata no Som De Barzinho, continue acessando www.fm104.com.br e participando.Feliz Natal e um ano cheio de realizações pra você e toda a família.
Júlio César - FM 104

DIPLOMAÇÃO DE CANDIDATOS ELEITOS EM 2008.







Ontem, às 19.30h, aconteceu, no Tribunal de Júri do Fórum Municipal de Nova Brasilândia a Diplomação dos Eleitos no Pleito Eleitoral Municipal de 2008.



Vereadores, Prefeito e Vice receberam das mãos da Juiza Drª Michele seus Diplomas de Candidatos eleitos e escolhidos pelo voto popular. Os vereadore que ficaram nas 1ª e 2ª suplências, também, receberam seus Diplomas.



A Cerimônia teve início com a Abertura feita pela Drª Michele, Juiza da 33ª Zona Eleitoral da Comarca de Nova Brasilândia, lendo o Termo de Diplomação para os Diplomados e o Público Brasilandense presente. No termo constava o dever que cada eleito tem a cumprir com a sociedade de Nova Brasilândia. As palavras Justiça e Honestidade foram bem friasadas pela Juiza.



Logo após a entrega dos Diplomas, iniciada pelo Prefeito Silas Borges e em seguida ao Vice Zezinho; depois foi a vez da Vereadora mais votada, Profª Ana Paula (704 votos) receber seu merecido Diploma; os demais vereadores foram recebendo os seus, de acordo com a classificação de cada um, a Juiza parabaeniza a todos. Drª Tânia Garcia, Promotora de Justiça do município, também parabenizou os eleitos, conclamando a toda sociedade brasilandense e aos poderes Executivo e Legislativo a trabalharem juntos para construir uma Nova Brasilândia mais digna e mais justa aos seus munícipes.



Em seguida, o Prefeito reeleito, Silas Borges, fez um discurso sobre seu trabalho realizado nos 4 anos passados e os planos para o futuro, declarando que já está com um fundo de 10 milhões de reais para iniciar o trabalho em 2009.


A Edil Ana Paula, também, foi convidada a discursar para os presentes. Ana Paula falou de projetos para o futuro e frisou que será uma Vereadora ativa e que denunciará qualquer tentativa de corrupção dentro dos poderes executivo e legislativo ao Ministério Público, caso venha a acontecer e conclama os demais colegas a se unirem pelo crescimento e desenvolvimento de Nova Brasilândia D'Oeste.

O mestre de cerimônia, o Professor Edson Cabral finaliza e todos os parentes e amigos saúdam os eleitos. Os clicks ilumiram o Auditório. E, eu, é claro, estava lá para testemunhar esse evento e relatá-lo para os meus queridos web leitores. See you!
















quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

AS VANTAGENS DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO

Os principais benefícios para professores e alunos:
Aproxima professores e alunos. Os alunos tendem a se relacionar e se interar com seus professores/blogueiros. A idéia do professor ter um blog, faz com que o aluno, também tenha interesse em criar o seu, possibilitando um espaço extra-classe para troca de idéias e uma orientação a mais dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula; Essa troca de informações permite uma maior reflexão, quando o Professor expõe sua opinião e, os alunos podem criticar ou elogiar, levando estes a fazer suas atividades com um pensamento mais centrado sobre os temas abordados; Além disso, mantém o Professor informado, pois esse, estará em constante busca em sites e outros blogs por informações para auxiliar seus alunos, deixando-o atualizado e mais preparado pessoal e profissional para melhor desenvolver suas funções de Educador. Esse modelo de trabalho cria uma atividade extra-horário de aula, proporcionando ao aluno um ambiente de estudos diferente do seu cotidiano (1h/aula em sala de aula) e instigando-o a pesquisar e estudar mais, utilizando-se de exercícios, gabaritos e desafios; Usando esses mecanismos de aprendizagem, há uma ampliação da visão de mundo dos alunos, pois, experiências de outras Escolas, outros municípios e quiçá de outros países podem ser adaptadas ao cronograma de atividades anual da Escola da qual fazem parte. Uma forma de intercâmbio/troca de experiências daquilo que deu certo;
Tudo que for produzido pelo aluno e pelo professor pode ser visto, comentado e conhecido por qualquer pessoa que esteja on line no mundo inteiro. Essa condição é uma forma de incentivo para que ambos se dediquem mais e com mais afinco. Outro fator crucial é que os pais podem monitorar todas as atividades escolares de seus filhos e estar em constante acompanhamento àquilo que o professor está ensinando, fator este que não é possível com as aulas somente em sala de aula.
Com seus blogs criados, alunos e professores passam por um processo de “alfabetização digital”. Recursos tecnológicos e digitais serão manuseados com maior facilidade. E viva a TECNOLOGIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Google Docs é mais uma invenção curio...

Google Docs é mais uma invenção curiosa e muito útil, desenvolvida pela empresa Google.




Foi criado com a finalidade de agilizar a sua vida e facilitar processos no computador com uma eficiência incrível. Com este novo recurso, podemos criar textos, apresentar  slides e planilhas como no Office, mas tudo pela internet. Vale a pena conhecer e saber um pouco mais sobre o serviço e o que ele realmente faz.






    Se o seu computador, ainda, não possui o pacote do office, por exemplo, mas você precisa urgentemente concluir um trabalho importante cujo prazo de entrega já está próximo de se esgotar. Com o google docs on line, você resolve seus problemas rapidinho.



    Você que usa o computador para digitar seus textos, criar apresentações de slides para seu trabalho em programas específicos e não vive sem as facilidades provenientes das planilhas eletrônicas, o Google Docs foi feito para você.



Algumas vantagens



    Ele traz toda a leveza e a objetividade dos serviços Google, aliados às suas últimas novidades tecnológicas na internet, resultando em um serviço perfeito para quem precisa de mobilidade ao trabalhar com documentos e informações.

    
Assim, se você precisa das utilidades de um bom pacote de aplicativos aliadas ao armazenamento de seus documentos mais importantes na internet, você poderá aproveitar um pacote que traz algumas funções semelhantes ao Office, com a grande diferença de ter tudo disponível online, através da mesma conta utilizada pelos outros serviços Google (GMail, Orkut, etc,) i

    
Você não vai precisar baixar nada e muito menos perder tempo com a instalação de programas pesados no seu computador, pois tudo se passa na sua conta virtual. E os arquivos também não ocupam nenhum espaço no seu disco local, ainda ficando disponíveis para acesso onde quer que você esteja, sem a necessidade de adquirir um pendrive.


    
Outro diferencial importante é que todos os arquivos criados por você usando este serviço podem ser compartilhados rapidamente, deixando que qualquer outra pessoa possa acessá-los e compartilhar seus conhecimentos.



Funções integradas


    
Em uma única janela do seu navegador, você vai poder aproveitar alguns recursos básicos que todo pacote de aplicativos de escritório devem ter, sem contar com os recursos exclusivos e que só o Google Docs pode proporcionar.



Processador de Texto



    O processador de textos do Google Docs apresenta uma série de ferramentas de formatação e de composição que vão deixar seus textos com um aspecto simples mas refinado.


    
Ele não grava os textos apenas em formatos crus, mas sim possibilita organizar os parágrafos com uma relativa liberdade, que inclui a mudança no tamanho e nas cores dos caracteres, a escolha de diferentes estilos de fontes e outras opções variadas como alinhamento, realce, adição de marcadores/numeradores e até a criação de hiperlinks.


    
Ao fim da redação, você poderá escolher entre imprimir, visualizar e salvar seu texto nos servidores do serviço, além de poder exportar os resultados para um ampla variedade de formatos que incluem RTF, Word, PDF, OpenOffice ou HTML, com a possibilidade de baixar o texto para guardar no seu próprio computador.



Planilhas Eletrônicas


    
Se você precisa de tabelas rápidas e objetivas o Google Spreadsheets pode ser usado com um bom aproveitamento, incluindo recursos variados que vão desde a produção de tabelas simples, até a aplicação de fórmulas relamente avançadas e a geração de gráficos exclusivos.


    
E tudo isso você vai poder aproveitar com muita facilidade, através de uma interface gráfica semelhante aos outros programas de elaboração de planilhas eletrônicas, com a grande diferença de que as funções são todas simplificadas e ainda não substituem outros programas do tipo.



Apresentações de Slides


    
Sendo esta a função mais nova do Google Docs, os seu recursos e ferramentas já se mostram capazes de elaborar verdadeiros projetos e apresentações profissionais, perfeitos para quem está sempre organizando informações para divulgar a compartilhar com outras pessoas.


    
Você vai poder criar vários slides adicionando imagens, caixas de texto com diferentes formatações e de acordo com infinitos layouts e até pode utilizar diferentes temas prontos, que vão dar um toque especial aos seus trabalhos. Depois disso, ainda pode assistir às apresentações em tela cheia, conferindo como ficaram os resultados finais.



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Oferta de bolsas do ProUni para o primeiro semestre do próximo ano é ampliada

O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira, 24, a oferta de 156.416 bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2009. São 95.694 bolsas integrais e 60.722 parciais, de 50% da mensalidade. As inscrições podem ser feitas até 12 de dezembro.
Podem se candidatar às bolsas do ProUni os estudantes que concluírem o ensino médio este ano ou que o completaram em anos anteriores; que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 e obtido no mínimo 45 pontos de média entre a prova objetiva e a de redação. Os candidatos devem, ainda, atender uma série de critérios. Entre eles, ter feito todo o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, em escola particular.
As bolsas integrais destinam-se a estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 622,15); as parciais, aos com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.245).
De acordo com a coordenadora-geral de projetos especiais para a graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Paula Branco Melo, a oferta de bolsas de estudos do ProUni cresceu 47% em relação ao primeiro semestre de 2007. No ano passado, o MEC ofereceu 106 mil; agora, são mais 156 mil. No caso das bolsas integrais, o índice de aumento, segundo Paula, foi ainda maior com relação ao mesmo período — subiu de 53 mil para 95 mil.
Na avaliação de Paula, os dados demonstram que o programa está consolidado e em expansão. Do início de 2005, quando foi realizada a primeira seleção de bolsistas, até hoje, o ProUni atendeu 430 mil cidadãos em todos os estados e no Distrito Federal.
Na página do ProUni, o estudante encontra a ficha de inscrição, informações detalhadas do programa, tais como critérios e renda, e o número de vagas por estado e por instituição de educação superior, os cursos, os turnos das aulas e os tipos de bolsas.
Enem – Para saber a nota do Enem 2008, o estudante deve consultar a página eletrônica do programa. Ali ele pode obter a nota usando um entre três caminhos: com o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física), com o número de inscrição no exame ou escrevendo o nome completo, data de nascimento e o estado da federação onde reside. Pode, ainda, aguardar o boletim de desempenho que chegará à casa do aluno pelos Correios. Fizeram as provas do Enem este ano, 2,9 milhões de pessoas, das quais, 1,1 milhão concluem o ensino médio em 2008.
Ionice Lorenzoni

ZÉ DOS PASTÉIS - UMA FIGURA IMPORTANTÍSSIMA DE MINHA TERRINHA.

Um Flamenguista roxo, não nega a ninguém sua paixão pelas cores Preto, vermelho e Branco do Rubro -negro carioca. Filho do casal Cosmo Galo e D. Margarida Gama, desde cedo, trabalha para se sustentar. Seu exótico nome deriva de sua profissão. Vende pastel e outros lanches pelas ruas de Upanema-RN em uma bicicleta pela manhã e tarde. Os Upanemenses já conhecem quando ele passa pelas ruas, devido ao grito de alerta. Famoso por suas paqueras com as lindas mulheres Upanemenses e de cidades circunvizinhas (risos), não perde uma festa dançante, principalmente, quando é uma festa alá Grafith(Banda Musical do RN). Este ano, com certeza, ele já comprou seu ingresso para abrilhantar a festa com a Banda grafith na programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição em Upanema.
Um de seus melhores amigos, Jeremias Carvalho, sempre me dá algumas notícias. Esse sorriso aberto faz parte de sua rotina diária.

Prouni - Dicas Importantes para os alunos


1. Compareça (ou telefone) à instituição de ensino e obtenha mais informações sobre os cursos em que deseja inscrever-se.
2. Escolha somente o curso que você tenha interesse.
3. Sua inscrição será considerada válida para o processo seletivo caso tenha selecionado pelo menos uma opção de curso.
4. Neste processo seletivo, o candidato poderá escolher até 5 opções de cursos para Bolsas integrais e parciais de 50%.
5. Se você não está matriculado(a) no(s) curso(s) em que deseja inscrever-se, fique atento(a)! A bolsa do ProUni só poderá ser concedida a você caso haja a formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver a quantidade necessária de alunos matriculados para formar uma turma inicial no 2º semestre de 2008.Assim, antes de iniciar sua inscrição, verifique na instituição de ensino a expectativa quanto à formação de turma no(s) curso(s) de seu interesse.
6. Para aumentar a sua chance de obter uma Bolsa de Estudos, consulte diariamente, durante o período das inscrições, o resultado da Nota de Corte. Esta consulta permitirá que você saiba qual é a nota do último candidato classificado na(s) sua(s) opção(ões) de curso. O processamento do resultado da Nota de Corte é realizado diariamente às 3 horas.

domingo, 30 de novembro de 2008

Momento de Lazer dos Funcionários da REN-NBO no Cacoal Selva Park


QUE MARAVILHA! Todos os funcionários lotados na Representação de Ensino de Nova Brasilândia D'Oeste, famílias e amigos passaram o dia do último sábado(29.11.2008) em um momento de lazer no Cacoal Selva Park, um dos maiores, melhores e mais frequentados Balneários do Estado de Rondônia, situado no município de Cacoal.
Mesmo com o dia chuvoso, as pessoas procuraram aproveitar o máximo possível. A criançada se esbaldou com tanta coisa para diversão.
O Balneário oferece várias opções de lazer: piscinão, piscinas para crianças, trilhas para caminhada, um mini-zoológico com alguns animais como macacos, araras, antas, onças pintadas entre outros, lanchonetes, restaurantes, cabanas e muito mais.
Gostaríamos de parabenizar a iniciativa do Representante de Ensino o Proº Elias Ferreira que, também esteve presente com sua família e aproveitou o dia para paparicar seu filhinho Eduardo.
Estamos esperando a próxima.


























































































Correções necessárias de ditos populares.

Alegria de pobre... é impossível;
Gato escaldado... morre, danado!
Quem espera.. fica de saco cheio;
Os últimos... serão desclassifcados;
Há males que vêm... para acabar com tudo mesmo;
Se Maomé não vai a montanha... é porque ele se mandou para a praia;
A esperança e a sogra... são as últimas que morrem;
Quem ri por último... é loira;
Depois da tempestade... vem a gripe;
Quem cedo madruga... fica com sono o dia inteiro.

Atenção: Se vcs souberem de mais algumas, por favor, me avisem.

Programa facilita compra de laptop para professores

Professores das redes pública e privada de todo o país podem comprar laptop de baixo custo e condições diferenciadas de financiamento. O Programa Computador Portátil para Professor, lançado nesta sexta-feira, 4, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, faz parte da política de informatização das escolas brasileiras. O programa tem o objetivo de instalar computadores nas instituições de ensino, capacitar professores e oferecer conteúdos educacionais. É uma parceria dos ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia, das Comunicações, Correios e Casa Civil com bancos e setor industrial. Entre as iniciativas do programa, estão o Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais, novos instrumentos que vão auxiliar os professores na oferta de conteúdos curriculares multimídia, além da instalação da banda larga nas escolas públicas. Os computadores podem ser adquiridos à vista por até R$ 1 mil, com frete e seguro inclusos, ou financiados em até dois anos. A estimativa é de que o programa alcance cerca de 3,4 milhões de professores em atividade da educação continuada, do ensino básico até o universitário. O projeto não contempla professores fora da educação continuada, como cursos pré-vestibulares, escolas de música e de idiomas e academias de ginástica. Além do baixo custo, o professor terá acesso a um equipamento de qualidade, com memória principal de no mínimo 512 megabaites, com possibilidade de expansão de no mínimo um gigabaite; unidade de armazenamento com capacidade mínima de 40 gigabaites; tela plana, com tecnologias LCD (liquid crystal display) e CRT (cathode ray tube); comunicação com interface sem fio (wireless) e software livre, com mais de 27 aplicativos, além de aplicativos específicos da área educacional, entre outras características técnicas. O programa não envolve recursos orçamentários e conta com a adesão de empresas fabricantes de computadores e de bancos públicos e privados na criação de linhas de empréstimo para a aquisição dos equipamentos. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) será a responsável pela captação dos pedidos e entrega dos computadores no endereço indicado pelo professor — com cerca de seis mil agências, os Correios estão presentes em todas as cidades brasileiras. Assessoria de Imprensa da Seed

sábado, 29 de novembro de 2008

Festa dos Alunos do Seriado na Escola Alexandre

A festa foi uma maravilha! Teve início às 19h. A aluna e cantora gospel Lucimar da 6ª "D" iniciou louvando ao Senhor com hinos de sua própria autoria. Muito aplaudida por seus colegas, ficou emocionada. Logo após, foi a vez da Aluna e Intérprete Euci da 8ª "C". Fez uma homenagem aos Professores em nome de todos os alunos. Foi muito emocionante para nós. Sorteou uma lembrancinha e a Profª Claudia Maciel foi a sortuda. Cantou alguns louvores e passou a bola para as Profª Vanda e Elza Marconsini. Elas realizaram sorteios de alguns brindes para os alunos. O sorteio foi feito com todas as turmas. Ao finalizar, a aluna da 9ª "D" fez uma homenagem a Profª Vanda e entregou-lhe um presente como gratidão.
O jantar foi servido e todos se esbaldaram na comida maravilhosa preparada pelas funcionárias da Escola: Rose, Kátia, D. Rosalina, D. Neusa, Profª Claudia Maciel e o churrasco pelo filho de D. Rosalina.
A aluna Euci cantou novamente alguns hinos. O diretor Antonio Benedito agradeceu a todos pelo empenho para que a 3ª Festa dos alunos noturnos acontecesse. Conversando pelos bastidores, todos ficaram muito satisfeitos(as). Só queria lembrar que quem quiser alguma foto para guardar de recordação é só procurar as fotógrafas Profª Vanda Gonçalves e Claudia Maciel e o fotógrafo Profº Antonio Benedito. Esses três registraram todos os momentos. Queria lembrar que a Profª Claudia Maciel passou a noite procurando um chocolate que tinha ganhado junto com o presente da aluna Núbia e este estava o tempo todo, embaixo do lençol da mesa, bem ali em suas vistas. kkkkkkkk. A Profª Isabel está rindo até agora. Valeuuuuuuuuuuu.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MOTIVOS PARA UM PROFESSOR CRIAR UM BLOG

Sete motivos para um professor criar um blog.

A intenção é trazer para cá algumas das idéiasque a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual(Blog de Nelson Vasconcelos)
Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.
Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.
Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje.
No mundo acadêmico, por sua vez, esse conceito ainda é praticamente desconhecido. O banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não apresenta nenhuma referência sobre o tema e, mesmo em buscas internacionais, são pouquíssimos os trabalhos a respeito do que se pode fazer com um blog nas escolas. Todas as referências encontradas estão no pé deste artigo.
Não é à toa que tantos jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como jornalistas e professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva; e não é porque a academia ainda não disse ao professor que ele pode usar um blog que essa forma de comunicação deve ser deixada de lado. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.
1- É divertido
É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários.
2- Aproxima professor e alunos
Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar idéias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.
3- Permite refletir sobre suas colocações
O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.
4- Liga o professor ao mundo
Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço. Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.
5- Amplia a aula
Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.
6- Permite trocar experiências com colegas
Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)
7- Torna o trabalho visível
Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?
Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!