quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Google Docs é mais uma invenção curio...

Google Docs é mais uma invenção curiosa e muito útil, desenvolvida pela empresa Google.




Foi criado com a finalidade de agilizar a sua vida e facilitar processos no computador com uma eficiência incrível. Com este novo recurso, podemos criar textos, apresentar  slides e planilhas como no Office, mas tudo pela internet. Vale a pena conhecer e saber um pouco mais sobre o serviço e o que ele realmente faz.






    Se o seu computador, ainda, não possui o pacote do office, por exemplo, mas você precisa urgentemente concluir um trabalho importante cujo prazo de entrega já está próximo de se esgotar. Com o google docs on line, você resolve seus problemas rapidinho.



    Você que usa o computador para digitar seus textos, criar apresentações de slides para seu trabalho em programas específicos e não vive sem as facilidades provenientes das planilhas eletrônicas, o Google Docs foi feito para você.



Algumas vantagens



    Ele traz toda a leveza e a objetividade dos serviços Google, aliados às suas últimas novidades tecnológicas na internet, resultando em um serviço perfeito para quem precisa de mobilidade ao trabalhar com documentos e informações.

    
Assim, se você precisa das utilidades de um bom pacote de aplicativos aliadas ao armazenamento de seus documentos mais importantes na internet, você poderá aproveitar um pacote que traz algumas funções semelhantes ao Office, com a grande diferença de ter tudo disponível online, através da mesma conta utilizada pelos outros serviços Google (GMail, Orkut, etc,) i

    
Você não vai precisar baixar nada e muito menos perder tempo com a instalação de programas pesados no seu computador, pois tudo se passa na sua conta virtual. E os arquivos também não ocupam nenhum espaço no seu disco local, ainda ficando disponíveis para acesso onde quer que você esteja, sem a necessidade de adquirir um pendrive.


    
Outro diferencial importante é que todos os arquivos criados por você usando este serviço podem ser compartilhados rapidamente, deixando que qualquer outra pessoa possa acessá-los e compartilhar seus conhecimentos.



Funções integradas


    
Em uma única janela do seu navegador, você vai poder aproveitar alguns recursos básicos que todo pacote de aplicativos de escritório devem ter, sem contar com os recursos exclusivos e que só o Google Docs pode proporcionar.



Processador de Texto



    O processador de textos do Google Docs apresenta uma série de ferramentas de formatação e de composição que vão deixar seus textos com um aspecto simples mas refinado.


    
Ele não grava os textos apenas em formatos crus, mas sim possibilita organizar os parágrafos com uma relativa liberdade, que inclui a mudança no tamanho e nas cores dos caracteres, a escolha de diferentes estilos de fontes e outras opções variadas como alinhamento, realce, adição de marcadores/numeradores e até a criação de hiperlinks.


    
Ao fim da redação, você poderá escolher entre imprimir, visualizar e salvar seu texto nos servidores do serviço, além de poder exportar os resultados para um ampla variedade de formatos que incluem RTF, Word, PDF, OpenOffice ou HTML, com a possibilidade de baixar o texto para guardar no seu próprio computador.



Planilhas Eletrônicas


    
Se você precisa de tabelas rápidas e objetivas o Google Spreadsheets pode ser usado com um bom aproveitamento, incluindo recursos variados que vão desde a produção de tabelas simples, até a aplicação de fórmulas relamente avançadas e a geração de gráficos exclusivos.


    
E tudo isso você vai poder aproveitar com muita facilidade, através de uma interface gráfica semelhante aos outros programas de elaboração de planilhas eletrônicas, com a grande diferença de que as funções são todas simplificadas e ainda não substituem outros programas do tipo.



Apresentações de Slides


    
Sendo esta a função mais nova do Google Docs, os seu recursos e ferramentas já se mostram capazes de elaborar verdadeiros projetos e apresentações profissionais, perfeitos para quem está sempre organizando informações para divulgar a compartilhar com outras pessoas.


    
Você vai poder criar vários slides adicionando imagens, caixas de texto com diferentes formatações e de acordo com infinitos layouts e até pode utilizar diferentes temas prontos, que vão dar um toque especial aos seus trabalhos. Depois disso, ainda pode assistir às apresentações em tela cheia, conferindo como ficaram os resultados finais.



Nenhum comentário: