quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Candidatos já podem conferir gabarito do exame de certificação de jovens e adultos

Estão liberados para consulta pela internet os gabaritos oficiais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2008. As provas foram aplicadas no sábado, dia 13, e no domingo, 14.
A divulgação dos gabaritos ocorreu apenas nesta quinta-feira, 18, porque foram realizadas provas em presídios da região Sul após a data oficial do exame. “Como o Encceja não é um exame classificatório, nenhum participante será prejudicado pelo fato de terem sido aplicadas provas após a data prevista”, explicou o diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Heliton Tavares Ribeiro.
Os participantes do exame devem ficar atentos às médias de desempenho. O Encceja é estruturado com base na teoria de resposta ao item (TRI). Ou seja, as notas não seguem o padrão tradicional, no qual o número de acertos corresponde à nota final. Por meio da metodologia adotada pelo Encceja, os resultados são estruturados numa escala de proeficiência que, nessa edição, variou de 60 a 180. O nível 100 dessa escala foi tecnicamente sugerido às redes de ensino como ponto indicativo de que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.
As médias finais obtidas pelos participantes em cada uma das áreas avaliadas nos ensinos fundamental e médio serão divulgadas a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2009. Os resultados serão divulgados na página eletrônica do Inep, por meio de sistema de consulta. Para ter acesso às informações, o participante deve utilizar o número de inscrição. Além disso, quem prestou o exame receberá, pelos Correios, o boletim individual de desempenho no endereço indicado no ato de inscrição.
Na edição 2008, o Encceja teve aproximadamente 780 mil inscritos — 60% para o ensino médio e 40% para o fundamental. As provas foram aplicadas em 2,3 mil unidades educacionais de aproximadamente 800 municípios. As certificações serão feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderiram ao exame. Elas são responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com total autonomia para proceder às certificações.
Os gabaritos podem ser consultados na página eletrônica do Inep: www.encceja.inep.gov.br

Nenhum comentário: