quinta-feira, 2 de julho de 2009

Seduc oferece exame oftalmológico aos estudantes do Brasil Alfabetizado

O “Projeto Olhar Brasil” iniciou atendimento aos alunos do Programa Brasil Alfabetizado nesta segunda-feira (29), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Jorge Teixeira, de Porto Velho.

A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/Ministério da Educação (Secad/MEC) e Secretaria Municipal de Educação. De acordo com Cristiane Samira Wehbe, enfermeira sanitarista da Sesau, “o programa começa hoje e ainda não tem uma data definida para encerramento, já que serão atendidas 12.000 pessoas cadastradas em 28 municípios do Estado”.
O Projeto tem a finalidade de identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração, visando reduzir as taxas de evasão escolar e facilitar aos jovens e adultos, principalmente o idoso, consulta e óculos de forma gratuita. Segundo o oftalmologista Luiz Gustavo, do Instituto de Olhos, Cirurgia e Laser (IOCL) de Porto Velho, estão sendo feitos exames computadorizados de acuidade visual com refração, exame na lâmpada de fenda (fundoscopia, biomicroscopia) e pressão ocular. “Os procedimentos são capazes de detectar glaucoma, catarata, carne crescida (pterígio) e a necessidade de uso de óculos”, disse o oftalmologista.

Fonte: A/I SEDUC - Secretaria de Educação

Nenhum comentário: