quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Comentário de um Leitor

"ERIVAN, recebi o e-mail abaixo, vc que mora ai por perto, essas informações procedem? Achei meio confuso e hj em dia não se pode confiar nas coisas da Internet. Meu nome é Felipe, sou de Upanema,também."
 
O E-mail que Felipe refere-se, trata de algumas questões sobre o Estado de Roraima. Peguei alguns trechos do mesmo e vou tentar respoder as perguntas e dúvidas de Felipe.Dizer, também que não moro tão perto de Roraima, assim!
Antes de mais nada quero agradecer ao Felipe, mesmo sem saber a fundo quem ele seja, pois o mesmo não se identificou direito no comentário.l Aiás seria bom se o mesmo se identificasse melhor posteriormente.

Pra sorte de Felipe, estou em Rio Branco-AC em um treinamento e comigo estão 04 colegas de Roraima, inclusive uma colega que mora em Boa Vista. Li os comentários ontem a noite e hoje, pela manhã, fiz uma entrevista com os mesmos e cheguei aos resultados apresentados abaixo:
As frases entre aspas são o Sr. Celso Luiz Borges de Oliveira, que escreveu e enviou e-mails para as pessoas.


  1. “Segue abaixo o relato de uma pessoa conhecida e séria, que passou recentemente em um concurso público federal e foi trabalhar em Roraima.”
    R= Dizer que o Sr. Celso Luiz Borges de Oliveira é conhecido e sério, eu não posso, pois eu não o conheço. Posso afirmar com segurança que ele escreveu um texto tendencioso e um tanto quanto discriminador.
  2. “Trata- se de um Brasil que a gente não conhece.”
    R= Não é verdade! Roraima é conhecido por muita gente. Aliás, gente de todos os cantos do Brasil. Quem reside em Roraima tem muito respeito pelo lugar. A prova disto é que o próprio Sr. Celso escreve: “Para começar, o mais difícil de encontrar por aqui é roraimense, tem gaúcho, carioca, cearense, amazonense, piauiense, maranhense e por aí vai.” Boa parte dos Estados brasileiros são mistos, ou seja, existem pessoas de todas as regiões Brasileiras. Mesmo assim, a maior variedade de pessoas de “fora” concentra-se na Capital Boa Vista, não implica no Estado inteiro.
  3. “Aqui não existem muitos meios de sobrevivência”
    Exagero! Qual é o Estado brasileiro onde sua renda não baseia-se em servidores públicos, comércio local, produção agrícola, agropecuária? Qual estado brasileiro tem pessoas que não recebe as bolsas de ajuda do Governo Federal? O que não dá é querer comparar a área industrial de São Paulo ou outro Estado mais antigo da federação com a produção industrial atual de Roraima.
  4. “Pouco mais de 70% do território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30% para as demais pessoas”.
    R= Verdade.
  5. “Na única rodovia que existe em direção ao Brasil (liga Boa Vista a Manaus, cerca de 800 km ) existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena (Waimiri Atroari) por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios (com autorização da FUNAI e dos americanos) para que os mesmos não sejam incomodados.”
    R= Verdade. Apenas ressalto que os americanos que ele cita são membros de ONGs e que brasileiros, também compôem as mesmas ONGs. A partir das 18h, ninguém mais atravessa aquela área de 200km na BR. As pessoas costumam dormir e passar, apenas, no outro dia. Não recomenda-se teimar e tentar passar após o horário estipulado.
  1. “Outro detalhe: americanos entram à hora que quiserem. Se você não tem uma autorização da FUNAI mas tem dos americanos então você pode entrar. A maioria dos índios fala a língua nativa, além do inglês ou francês, mas a maioria não sabe falar português. Dizem que é comum na entrada de algumas reservas encontrarem-se hasteadas bandeiras americanas ou inglesas.
    R= Segundo meus colegas, essses americanos citados pelo Sr. Celso, como já mencionei antes, fazem parte de ONGs de defesa do meio ambiente, ìndios, direitos humanos. Quanto a presença de bandeira, eles não souberam informar.
  2. “Os americanos vão acabar tomando a Amazônia.”
    R= esta história não é um caso isolado de Roraima. Todos sabemos do interesse Norte-americano e da Europa em relação a nossa Floresta.
  3. “Por falar em narcotráfico, aqui é rota de distribuição, pois essa mãe chamada Brasil mantém suas fronteiras abertas e aqui tem estrada para as Guianas e Venezuela. Nenhuma bagagem de estrangeiro é fiscalizada, principalmente se for americano, europeu ou japonês, (isso pode causar um incidente diplomático).
    R= Mais uma realidade que não é apenas de Roraima. Sabemos que nossas fronteiras são deficientes quanto a Fiscalização.
  4. “Pergunto inocentemente às pessoas: porque os americanos querem tanto proteger os índios ? A resposta é absolutamente a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animal e vegetal, da abundância de água, são extremamente ricas em ouro - encontram-se pepitas que chegam a ser pesadas em quilos), diamante, outras pedras preciosas, minério e nas reservas norte de Roraima e Amazonas, ricas em PETRÓLEO.”
    R= Concordo com as respostas das pessoas. Minha visão de leitor e expectador me dá o direito de pensar e tirar minhas próparias conclusões como é o caso da Guerra do Iraque. Todos sabemos os reais motivos que levaram George W. Bush a declarar guerra àquele país: Petróleo.






Nenhum comentário: