sábado, 19 de maio de 2012

Estresse Infantil

"Mal que não tem idade!". Ainda na barriga, o bebê já pode estar lidando com a sobrecarga do hormônio de estresse. Veja abaixo, algumas fases interessantes e importantes que devem ser observadas pelos pais:

1. Durante a gestação
Fatores Estressores: Estresse Materno, subnutrição ou violência contra a mãe.
2. 0 a 6 meses
Fatores Estressores: em toda a vida, essa é a fase em que mais estamos expostos ao estresse. É quando o bebê descobre que precisa chorar para ter suas demandas atendidas, quando aprende a respirar e a se alimentar.
3. 6 meses a 5 anos
Fatores Estressores: ir para a escola pela primeira vez, começar a ir ao banheiro sozinho, ter de dividir os brinquedos com irmãos ou amigos, aprender a ouvir não.
4. 6 a 10 anos
Fatores Estressores: aumento das regras que regem a vida ( a entrada no ensino fundamental começa a exigir mais disciplina da criança), bullying entre colegas, aumento das responsabilidades.
5. 11 a 13 anos
Fatores Estressores: mudanças no corpo causadas pela puberdade, início das pressões originadas pelo grupo, questões de poder entre os colegas (quem é o líder do grupo, quem obedece).
6. 14 a 18 anos
Fatores Estressores: aprovação das ações pelo grupo, busca de identidade profissional, início da preparação para o vestibular, maior cobrança por disciplina na escola.

Nenhum comentário: