sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga - 100 anos

Nascido as margens do rio Pajeú, no pequeno município de Exú - PE, Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião completaria 100 anos de vida se fosse vivo, em 13 de dezembro. Filho de Januário e D. Ana (Santana, como era conhecida). Após, levar uma surra de seu pai por causa de uma paixão por uma moça de Exú-PE, foi-se embora de casa e alistou-se no Exército. No Rio de Janeiro começou a fazer aquilo que mais gostava: tocar sanfona e cantar as belezas do sertão nordestino. Aprendeu a tocar sanfona com seu pai Januário (famoso na região onde morava por tocar e consertar sanfonas) e a voz herdou de D. Santana que cantava nas novenas católicas. Já famoso, voltou para sua terra para visitar seus pais, mesmo assim não se livrou da bronca de seu Januário. Essa bronca rendeu o grande sucesso "Luiz respeita Januário", em que compôs juntamente com Humberto Teixeira. Em 1980, cantou para o Papa João Paulo II, em Fortaleza_CE e ficou muito feliz quando o Papa falou: "Obrigado cantador". 

Baião - Gênero musical desenvolvido, a partir da batida dos músicos no instrumento para afinar o violão (Luiz Gonzaga). 

Luiz Gonzaga é o autor mais regravado da música brasileira. Ele gravou 625 músicas, lançando seu primeiro disco em 1941. 

"Esse negócio de matar gente no sertão já foi trabalho mais maneiro. Menos pra eu. Quis matá um home, me lasquei. Levei uma surra tão danada, uma surra caprichada por meu pai e minha mãe, que arribei de casa. Dezoito anos incompletos, 1930. Ingressei nas Forças. Revolução como diabo, tiro como o diabo, nunca dei nenhum. Eu queria ser era artista..." (Luiz Gonzaga)  

Nenhum comentário: