sábado, 3 de março de 2012

Educação em Rondônia

O Governo não cumpriu o acordo feito o ano passado com os Trabalhadores da Educação. Itens cruciais como a alteração do artigo do Plano de Carreira que trata da progressão funcional dos Servidores, solução para o pagamento dos precatórios, pagamento de Licença Prêmio em pecúnia, pelo menos aos que entrarão para os quadros da União (Federais). Resultado: O Sindicato deflagrou a greve, que já engoliu sete dias letivos. Até o momento nenhum posicionamento por parte do governo tem agradado a categoria. Enquanto alunos perdem aulas, a Secretaria Estadual de Educação elabora projetos para serem desenvolvidos nas Escolas Estaduais. Projetos que para serem desenvolvidos como devem ser, precisam de pessoas motivadas. Vejamos o que eu li em um panfleto distribuido pela Secretaria de Educação às Escolas:

Educação em Rondônia: construindo um futuro de paz.

A Seduc/RO convida a todos para um 2012 de PAZ.

  1. Desenvolver juntamente com a Comunidade Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino/RO, valores individuais e coletivos, para promover a PAZ, melhorando a convivência entre culturas, incentivando a compreensão do outro e de si mesmo. Este objetivo refere-se ao combate a Homofobia;
Comentário do blog: Enquanto isso, professores são desrespeitados pelo Secretário de Educação que envia ofício às Escolas exigindo colocar "Falta" no ponto dos servidores.

2. Art. 5º, inciso VI - Constituição Federal
"é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias"; O trecho refere-se a Liberdade Religiosa e a pluridade de gêneros no mundo.

Comentário do blog: Enquanto isso, o desembargador do Estado decide multar Sindicato, seus diretores e, pasmem, até os servidores em R$ 200,00 diariamente.

3. Bullying, um termo usado na literatura anglo-saxônica para designar comportamentos agressivos e antissociais em ambiente escolar. Ridicularizações, intimidações, difamações e humilhações repetitivas são algumas das condutas empregadas por quem pratica constantemente a brincadeira de mau gosto. O termo se refere ao inglês bully, de ameaçar, intimidar.

Comentário do blog: E a intimidação com a ameaça de colocar falta e descontar dinheiro dos servidores não seria uma prática de Assédio Moral?




Nenhum comentário: